Reunião com o Deputado Volnei Weber

Publicado em 28/08/2019 às 11:59 - Atualizado em 28/08/2019 às 12:02

Reunião com o Deputado Volnei Weber Baixar Imagem

Nesta terça-feira, dia 27 de Agosto de 2019, os vereadores Adair Pessoa, Celso Vandressen, Lucas ANtônio David, Lucas Santos Ribeiro, Salésio Effting, Sérgio Freitas e Silvionei Fortcamp, estiveram em uma reunião com o Deputado Volnei Weber, em busca de entendimento sobre o projeto de lei que proíbe a exploração de fosfato. Nossas autoridades demostraram preocupação com nosso município, e pretendem criar um projeto municipal além do estadual que já tramita na Assembleia Legislativa.

Vale lembrar que em 2009, uma ação civil pública foi protocolada, onde objetivava suspender os efeitos da licença prévia ambiental para instalação de uma planta de mineração associada a uma fábrica de ácido sulfúrico na zona rural do município. Além da supressão inicial de 234 hectares de mata atlântica, havia ainda em referido projeto a necessidade de implantação de duas barragens medindo 65 e 85 metros.

Praticamente seis municípios ingressaram na lide, na condição de assistentes litisconsorciais do autor, sendo que os municípios entendessem que a atividade a ser desenvolvida em Anitápolis poderia comprometer de maneira negativa toda a cadeia econômica dos municípios que compõem o completo lagunar e a bacia hidrográfica do Rio Braço do Norte.

Temos que pensar em como tal projeto impactaria nossa população, com milhares de pessoas que seriam colocadas em risco de acidentes com as barragens de rejeito previstos’’, explica o deputado.

Weber ainda ressaltou a importância de mensurar e avaliar os prejuízos causados aos habitais naturais pela exploração da rocha fosfática, quais sejam. ‘’Me coloco a disposição e aconselho neste momento a união do município, seja qual for a sigla partidária das pessoas, se unam para que juntos consigam vencer esta batalha’’.

Os vereadores e empresários presentes agradeceram o deputado pelo apoio e posicionamento sobre o assunto. ‘’Agradecemos a você deputado, por ter tomado a frente fazendo um ótimo trabalho para barrarmos esta lei’’

Mais informações nos sites: